segunda-feira, 17 de maio de 2010

Computadores, o Vício do Novo Século?


No âmbito pessoal, o computador tornou-se uma grande fonte de diversão e ambiente de convívio para muitas pessoas. Impulsionado pela Internet, o entretenimento eletrônico já a muitos anos é uma realidade consolidada e acaba tendo reflexos em diversos comportamentos das pessoas, principalmente relacionado com o novo meio de organização social que é a Internet viabilizou. O computador é a forma de lazer do novo milênio. Filmes, músicas, jogos e um grande número de outras atividades são capazes de entreter uma pessoa sem que ela precise sair de casa. Pessoas distantes geograficamente estão conectadas pela rede de modo que as possibilidades de expansão de uma rede de contatos são inimagináveis. Assim como em qualquer atividade, o excesso pode acarretar diversos problemas. As gerações mais novas, que utilizam o computador desde cedo são mais suscetíveis a sofrerem desses problemas.

De acordo com o psicólogo Cristiano Nabuco, "Daqui a alguns anos teremos um verdadeiro surto de viciados em computador. Ninguém se deu conta da gravidade da situação". No Brasil estima-se que atualmente 10% das pessoas com o acesso a Internet desenvolvem esse vício. Nos Estados Unidos, que possui uma quantidade maior de usuários, existe um Centro de Viciados em Computadores na Universidade de Havard, especializado em tratar os distúrbios causados pelo uso excessivo do computador. "A pessoa não dorme, não se alimenta, abandona os amigos. Não tem vida, deixa de lado até a higiene pessoal", afirma a psicóloga Marissa Hercht Orzack, coordenadora do centro.

Do ponto de vista biológico, o organismo de um usuário viciado em jogos de computadores reage de maneira semelhante ao de um viciado em cocaína ou crack. A diferença entre os dois é que a dopamina (substância encontrada no cérebro) no primeiro é liberada devido a um comportamento repetitivo, enquanto no viciado em drogas é um estímulo químico. Casos extremos já viraram notícia mundo afora. Em 2005, na Coréia, sete pessoas morreram de ataques de coração após jogarem por muitas horas seguidas. E engana-se quem pensa que o vício atinge apenas as classes média e alta. A queda de preços e a grande facilidade de financiamento facilitaram a aquisição de um computador, que está se tornando um elemento cada vez mais presente na casa do brasileiro, fenômeno parecido com o que aconteceram anos atrás com a televisão. E mesmo aqueles que não têm um computador próprio acabam sendo atraídos por esse mundo, o que explica o boom das lan houses que aconteceu alguns anos atrás.

fonte:http://disciplinas.dcc.ufba.br/svn/MATA68/2008.1/RafaelSaraivaTitoMorais/compusoc.pdf?revision=58

terça-feira, 4 de maio de 2010

As Novas Tecnologias e a Sociedade Atual


Olá colegas, atualmente vivemos em mundo globalizado, com trocas constantes de informações, onde tudo é mais simples e rápido. Tudo isso graças a essas tecnologias que surgem a cada dia e nos beneficiam em todos os sentidos, e dessa forma nos tornamos cada vez mais dependentes delas. Essas tecnologias arbiram o caminho para o progresso e ao desenvolvimento economico, não só do Brasil mais tambem do mundo inteiro.
Para provar o quanto dependemos delas é só olharmos em volta que veremos, automoveis com TV, celulares super equipados com tv digital, internet, email, camera digital, mp3, 3g, GPS, bluetooth, linhas de montagem, as tecnologias de acesso remoto ( WI-FI, bluetooth, RFID) centrais hidroeletricas e termoeletricas, as industrias, os meios de transportes e principalmente os meios de telecomunicações, tudo e todos dependem da tecnologia, mas é preciso saber usa-la para que seja util.
A tecnologia é fundamental ao desenvolvimento, mas não podemos esquecer que quem decide e quem comanda é o Homem.

sábado, 1 de maio de 2010

Partes do COMPUTADOR - Mouse, Teclado e Monitor

Complementando um post anterior...

Mouse

Mouse é um pequeno dispositivo usado para apontar e selecionar itens na tela do computador. Embora existam mouses de várias formas, o modelo mais comum se assemelha a um rato (como diz o nome em inglês). Ele é pequeno e alongado, sendo conectado à unidade de sistema por um cabo comprido que faz lembrar uma cauda. Alguns mouses mais novos são sem fio.

Imagem de um mouse de computadorMouse

O mouse geralmente possui dois botões: um botão principal (normalmente o da esquerda) e um botão secundário. Muitos mouses também têm uma roda entre os dois botões, que permite percorrer as telas de informações.

Imagem de ponteiros do mouse

À medida que você move o mouse com a mão, um ponteiro na tela se move na mesma direção. (A aparência do ponteiro pode mudar dependendo da sua posição na tela.) Quando quiser selecionar um item, aponte para ele e clique no botão principal, ou seja, pressione-o e solte-o. Apontar e clicar com o mouse é a principal maneira de interagir com o computador.

Teclado

A finalidade principal do teclado é digitar texto no computador. Ele possui teclas para letras e números, exatamente como em uma máquina de escrever. A diferença está nas teclas especiais:

  • As teclas de função, localizadas na linha superior, executam funções diferentes dependendo de onde são usadas.

  • O teclado numérico, localizado à direita na maioria dos teclados, permite inserir números rapidamente.

  • As teclas de navegação, como as teclas de seta, permitem mover sua posição dentro de documentos ou páginas da Web.

Imagem de um tecladoTeclado

Você também pode usar o teclado para executar muitas das mesmas tarefas que executa com um mouse.

Monitor

O monitor exibe informações em forma visual, usando texto e elementos gráficos. A parte do monitor que exibe as informações é chamada tela. Como a tela de uma televisão, a tela de um computador pode mostrar imagens paradas ou em movimento.

Existem dois tipos básicos de monitores: CRT (tubo de raios catódicos) e LCD (vídeo de cristal líquido). Ambos produzem imagens nítidas, mas os monitores LCD levam vantagem por serem mais finos e mais leves. Os monitores CRT, porém, costumam ter preço mais acessível.

Imagem de monitores LCD e CRTMonitor LCD (à esquerda); monitor CRT (à direita)

Xisto Júnior