quarta-feira, 31 de março de 2010

As novas tecnologias de informação e comunicação - NTIC


As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC)- são as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da revolução informacional, a maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações.

São consideradas NTIC, entre outras:

• Os computadores pessoais (PCs, personal computer)
- as câmeras de vídeos e foto para computador ou webcams
- a gravação domestica de CDs e DVDs
- suporte para guardar e portar dados como os disquetes, discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipedrives e assemelhados.
• Telefonia móvel (celulares)
• TV por assinatura
• Correio eletrônico
• Internet
• As tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons
- scanners
- fotografia digital
- vídeo digital
- cinema digital
- som digital
- TV digital e o radio digital
• As tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless)
- WI-FI
- Bluetooth
- RFID
- EPVC

Os dispositivos comunicacionais hoje disponíveis possibilitam as diferentes formas de comunicação entre as pessoas, rompendo com a comunicação passiva, típicas de mediações anteriores. O advento das mídias interativas, como a Internet, trouxe de original, para as relações sociais, a maior possibilidade de conexão entre as pessoas, em tempo muito veloz e independente da distância, do espaço, ou seja, os computadores além de agregarem formas de comunicação típicas de outras eras, como a escrita, a imagem e o som, e acelerarem a velocidade das informações, permitem uma interconexão planetária inédita que efetivamente nos transforma em moradores de uma verdadeira aldeia global, beneficiando a todos em termos de comunicação, informação e educação.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Novas_tecnologias_de_informa%C3%A7%C3%A3o_e_comunica%C3%A7%C3%A3o

segunda-feira, 29 de março de 2010

A importância de ser preguiçoso

O contínuo desenvolvimento dos computadores acabou criando uma nova tendência, tornar os computadores cada vez mais leves, menores e com uma melhor performance. Os antigos desktops eram compostos de diversas partes que juntas seriam capazes de realizar todas as atividades que o usuário desejasse. O teclado, mouse, tela, caixas de som, as diversas partes que compõe a unidade de sistema, como placa mãe, placa de vídeo, fonte, cooler, etc... além dos diversos acessórios como impressora, scanner, modem... com a necessidade de se interligar, acabam gerando uma quantidade enorme de fios, necessidade de várias tomadas e a quase impossibilidade de poder transferir tudo isso para um outro lugar sem a necessidade de um caminhão de mudanças.

Hoje, com os laptops, netbooks, etc... é possível fazer qualquer atividade carregando um computador. Hoje o mesmo aparelho que imprime também tira cópias e é um scanner. Ou seja, querendo ou não, o instinto humano de querer sempre facilitar sua vida foi muito importante para o desenvolvimento dessas novas tecnologias. É lógico que ainda tem os que preferem o computador clássico, mas é uma raça com alto risco de extinção.

Mas como nessa vida nem tudo são flores, esse avanço trouxe consigo alguns problemas, quem possui um laptop sabe da dor de cabeça que causa qualquer problema no seu aparelho, ter que trocar alguma coisa significa praticamente ter que trocar tudo, então contar com um anti-vírus bem atualizado e bastante reza é sempre uma boa idéia.

A imagem a seguir é para ilustrar um pouco da situação acima :D

Legenda( Caso esteja muito pequena a imagem) : "Aí a sua webcam quebra e você precisa consertá-la"

Netbook


O significado da palavra netbook é derivado do termo subnotebook, o qual o próprio nome já diz, um notebook com configurações mais limitadas, as principais características são o peso reduzido, dimensão pequena e baixo custo.

Em 2007, a Asus lançou o Eee Pc com uma tela de 7 polegadas, tendo o Linux como sistema operacional. Em abril de 2008 a microsoft lançou um programa para aumentar a disponibilidade do windows xp em computadores de baixo custo, e foi a partir dai que o o windows xp passou a ser o sistema mais utilizado em computadores desse nível. Mais recentemente, o windows 7 vem tomando esse posto em alguns netbooks mais modernos.

É um computador ideal para aquelas pessoas que o utilizam apenas para navegação na internet e para responder e-mails.

O mercado dos netbooks está em constante crescimento, hoje em dia as maiores montadores de computadores já tem sua versão em netbooks, como Hp, Acer, Samsung, Gateway e entre outros.

domingo, 28 de março de 2010

Tipos de Computadores

TIPOS DE COMPUTADORES



Os computadores podem ser classificados pelo porte. Existem os de grande porte, mainframes, médio porte, minicomputadores e pequeno porte microcomputadores, divididos em duas categorias: os de mesa (desktops) e os portáteis (notebooks e handhelds).

Conceitualmente todos eles realizam funções internas idênticas, mas em escalas diferentes.

Os Mainframes se destacam por terem alto poder de processamento e muita capacidade de memória, e controlam atividades com grande volume de dados, sendo de custo bastante elevado. Operam em MIPS (milhões de instruções por segundo).

A classificação de um determinado computador pode ser feita de diversas maneiras, como por exemplo em termos de:

  • capacidade de processamento;
  • velocidade de processamento e volume de transações;
  • capacidade de armazenamento das informações;
  • sofisticação do software disponível e compatibilidade;
  • tamanho da memória e tipo de UCP.

Os microcomputadores de mesa, são os mais utilizados no mercado de um modo geral, pois atendem a uma infinidade de aplicações; são divididos em duas plataformas: PC, os computadores pessoais da IBM e Macintosh da Apple. Os dois padrões de micros têm diversos modelos, configurações e opcionais.


A insatisfação com os altos custos relacionados à manutenção e o medo com a relativa falta de concorrência e de profissionais especializados em mainframe são hoje os principais motivadores para as empresas buscarem cada vez mais novos tipos de plataforma.


.


Fonte: http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/mic_pag7.htm

quarta-feira, 24 de março de 2010

Hd, Cd/Dvd e Disquete

O Computador

A unidade de sistema é o núcleo de um sistema de computador. Normalmente, é uma caixa retangular colocada sobre a mesa ou embaixo dela. Dentro dessa caixa estão os componentes eletrônicos que processam as informações. O mais importante desses componentes é a CPU (unidade de processamento central) ou microprocessador, que atua como o "cérebro" do computador. Outro componente é a memória RAM, que armazena temporariamente informações utilizadas pela CPU enquanto o computador está ligado. As informações gravadas na RAM são apagadas quando o computador é desligado.

Quase todas as outras partes do computador se conectam à unidade de sistema por meio de cabos. Os cabos são conectados a portas (aberturas) específicas, geralmente na parte traseira da unidade de sistema. O hardware que não faz parte da unidade de sistema é chamado dispositivo periférico ou simplesmente dispositivo.

Armazenamento


O computador possui uma ou mais unidades de disco, ou seja, dispositivos que armazenam informações em um disco de plástico ou de metal. O disco preserva as informações mesmo quando o computador está desligado.


Unidade de disco rígido (Hd)

A unidade de disco rígido do computador armazena informações em um disco rígido, que é um prato rígido ou pilha de pratos com uma superfície magnética. Como os discos rígidos podem reter uma grande quantidade de informações, normalmente eles funcionam como principal meio de armazenamento do computador, guardando praticamente todos os programas e arquivos. Em geral, a unidade de disco rígido fica localizada dentro da unidade de sistema.



Unidades de CD e DVD

Hoje em dia, quase todos os computadores vêm equipados com uma unidade de CD ou DVD, geralmente localizada na frente da unidade de sistema. As unidades de CD usam lasers para ler (recuperar) dados de um CD, e muitas também podem gravar dados em CDs. Se você tiver uma unidade de disco gravável, poderá armazenar cópias de seus arquivos em CDs vazios. A unidade de CD também serve para tocar CDs de música no computador.


As unidades de DVD fazem o mesmo que as unidades de CD e também lêem DVDs. Se você tiver uma unidade de DVD, poderá ver filmes no computador. Muitas unidades de DVD podem gravar dados em DVDs vazios.

Unidade de disquete

As unidades de disquete armazenam informações em discos, também chamados discos flexíveis ou disquetes. Comparado a CDs e DVDs, os disquetes podem armazenar apenas uma pequena quantidade de dados. Eles também recuperam informações de forma mais lenta e são mais vulneráveis a danos. Por esses motivos, as unidades de disquete são cada vez menos usadas, embora ainda sejam incluídas em alguns computadores.



Por que os disquetes são chamados "discos flexíveis"? Mesmo que o exterior seja feito de plástico rígido, isso é apenas a capa. O interior do disco é feito de um material de vinil fino e flexível.

__________________________________________________________________

Podemos ver que existem partes, que ficam dentro (que ninguém vê) do gabinete e as partes que ficam expostas. Nesse post conhecemos a área de armazenamento e as unidades que podem gravar e ler arquivos.

Leonardo Lacerda

sexta-feira, 19 de março de 2010

Partes que formam um computador básico




Olá leitores,
Podemos ver na imagem, mais ou menos o que forma, na linguagem popular, um computador pronto pra se conectar à internet.

Cada nome desses terá um post especial com a explicação de sua função. Até mesmo para não se tornar algo cansativo para vocês lerem, tornando assim, o blog mais dinâmico e com a opção de se focar (e quem sabe até discutir) em uma peça por vez.


Grande abraço a quem passar por aqui.


Leonardo Lacerda Costa

quinta-feira, 18 de março de 2010

Pesquisa que mostra o conceito de "computador" para as pessoas

Achei um site super legal, que fala um pouco sobre o impacto que o computador causou (ou ainda causa) sobre a sociedade. Nele, existe um gráfico que eu vi e resolvi postar pra vocês terem uma idéia da impressão que as pessoas têm sobre o nosso amigo e companheiro PC. Quem quiser ler mais sobre o assunto, é só clicar no link da fonte lá embaixo!







88% - Pessoas que acham que o computador faz parte apenas do mundo dos jovens
76% - Pessoas que acham que o para ser um bom profissional é necessário usar a máquina
89% - Pessoas que acham que o computador traz possibilidades de trabalho e lazer ao mesmo tempo
77% - Pessoas que acham que ter um computador é ter uma máquina de escrever sofisticada
81% - Pessoas que acham que podem gerenciar melhor a própria vida tendo um computador em casa
83% - Pessoas que acham que hoje é tão importante iniciar a criança no mundo da Informática quanto aprender a ler e escrever
55% - Pessoas que acham que o computador interfere mais na forma do que no conteúdo dos trabalhos
86% - Pessoas que acham que o computador foi a maior invenção do século
38% - Pessoas que acham que o computador transforma as pessoas em máquinas
92% - Pessoas que acham que o computador mudou o mundo para melhor


Fonte: http://www-usr.inf.ufsm.br/~cacau/elc202/impacto.html