quinta-feira, 10 de junho de 2010

Data Center


Um Centro de Processamento de Dados (CPD), é o local onde são concentrados os computadores e sistemas confiaveis (software) responsáveis pelo processamento de dados de uma empresa ou organização. Também chamado de data center.

Normalmente projetados para serem extremamente seguros, contam com sistemas de última geração para extinção de incêndios, acesso controlado por cartões eletrônicos e/ou biometria, monitoramento 24x7, ar-condicionados de precisão, geradores de energia de grande capacidade e UPS (no-breaks) de grande porte para manter os equipamentos ligados, mesmo em caso de falta de energia.

Data Centers são projetados para atender a rigorosos padrões internacionais. A Infraestrutura de Data Centers exige Alta segurança física e lógica, asseguradas pelas mais modernas tecnologias do mercado. Ambiente operacional monitorado por equipe capacitada, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Alta eficiência energética, com entrada independente, geradores e no-breaks redundantes. Climatização e refrigeração à base de gás ecológico e com controle de qualidade do ar. Sistema inteligente de detecção precoce de fumaça HSSD e extinção de incêndio com gás FM200.

A imagem presente no post é de um mainframe fabricado pela IBM, qualquer dúvida sobre o que é um mainframe pode ser tirada ao acessar os slides da apresentação final.

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Processamento_de_Dados

6 comentários:

  1. Legal .Essa também é uma alternativa de segurança para a preservação do softwear e do hardwear.
    Mas o que quer dizer a sigla de seu fabricante mesmo?

    Esse tipo de aparelho é usado atualmente em que lugar ou organização?

    grata desde já.

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de tecnologia é utilizada em organizações com grande volume de dados como bancos.Quanto a marca (International Business Machines (IBM) é uma empresa estadunidense voltada para a área de informática.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal gostei muito da pesquisa sobre o Surface Computer concerteza vai ser um sucesso, queria saber se ja existe no mercado, pois pelo que li parece que ainda esta sendo estudado, mas se puderem tirar minha duvida desde ja agradeco e tambem gostaria de saber qual pais ja esta utilizando o Surface.

    ResponderExcluir
  5. Mas esse tipo de sistema de segurança, são em todos os CPD's, inclusive no da UFAM?

    ResponderExcluir