sexta-feira, 25 de junho de 2010

Virtualização


Virtualização é o processo de executar vários sistemas operacionais em um único equipamento. Uma máquina virtual é um ambiente operacional completo que se comporta como se fosse um computador independente.
Com a virtualização, um servidor pode manter vários sistemas operacionais em uso, por exemplo, você atualizou seu sistema para o Vista e aquele programa que você mais precisa não roda. O que fazer? Ou ainda, você é programador e está testando um aplicativo multiplataforma como testar seu sistema em várias versões do Windows e no Linux? Se você pensou em ter vários computadores cada um com um sistema diferente você errou. O ideal é você ter vários sistemas rodando numa mesma máquina através da virtualização, simplificando mais ainda você usa o Linux, mas precisa de alguns programas do Windows, então você instala uma máquina virtual do Windows dentro do Linux, e assim pode usufruir dos dois sistemas.
Nas grandes ornganizações a virtualização pode dar a seus funcionários mais liberdade e permitir que seu departamento de TI administre os usuários remotos de modo mais eficiente.
Virtualização é a palavra que faz brilhar os olhos dos executivos de TI de grandes empresas.
A vantagem significativa é o fato de que a máquina virtual é composta por poucos arquivos que podem, em caso de problemas, simplesmente ser deletados, e substituídos por um novo arquivo com o sistema totalmente configurado e livre de pragas.

Vantagens:
  • Diminuição de custos com hardware, utilizando a consolidação de servidores.
  • Prover um serviço dedicado a um cliente específico com segurança e confiabilidade.
  • Executar diferentes SOs sobre o mesmo hardware, simultaneamente.
  • Simular configurações e situações diferentes do mundo real, como por exemplo, mais memória disponível ou a presença de outros dispositivos e E/S (Entrada e Saída).
  • Desenvolvimento de novas aplicações para diversas plataformas, garantindo a portabilidade dessas aplicações.
Desvantagens:
  • Perda de performance das aplicações de maneira geral.
  • As máquinas virtuais consomem bastante processamento e memória, exigindo máquinas de mais desempenho e configuração mais sofisticada que custam mais caro.
http://www.hp.com/latam/br/pyme/solucoes/apr_solucoes_01
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.uqmarketing.com.br

Um comentário: