quinta-feira, 8 de julho de 2010

Computador é aliado de idosos


Pesquisas feitas com alunos de cursos de informática para a terceira idade mostram que a tecnologia tem um impacto positivo na rotina de idosos e aposentados. Ao aprender a usar o computador e navegar na internet, grande parte dos homens e mulheres com mais de 60 anos se comunica mais com filhos e netos, faz novos amigos e se sente estimulado intelectualmente e integrado à sociedade.

“Os trabalhos têm mostrado que a tecnologia é eficaz em promover interação social e estimular o convívio entre os idosos”, afirma a pedagoga Kely Cristina Vieira, especialista em tecnologias da inteligência e autora de uma pesquisa com alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). “Muitos são viúvos ou moram sozinhos, outros vivem longe dos filhos e netos. Com o computador, encontram uma forma de comunicação, a princípio assustadora e depois fascinante.”
No entanto, a pesquisadora ressalta que as expectativas dos idosos ao aprenderem a usar o computador vão além da comunicação ou do acesso às informações cotidianas: elas estão relacionadas com a inserção no mundo atual, dominado pelos conteúdos digitais, e com a sensação de independência e liberdade. “Aprender a usar o computador é também ter conhecimento para lidar com a tecnologia em outros locais, como bancos, e para entender vocabulários e códigos que estão por toda parte.”

Não à toa, mais de 80% dos entrevistados na pesquisa afirmaram que o computador trouxe mudanças positivas em sua vida e 87% disseram que adquiriram novas habilidades. Para a bancária aposentada Cristina Souza, de 75 anos, o maior benefício foi a autonomia. “Quando vi uma receita maravilhosa na televisão e a apresentadora falou que os detalhes e os ingredientes estavam no site, percebi que precisava aprender como isso funcionava. Que isso tinha vindo para ficar”, conta.

4 comentários:

  1. Muito se faz presente a tecnologia na vida de cada um de nós, portanto se faz necessários conhecimentos, nem que sejam bábicos de como "lidar" com a informação tecnológica.
    Como prova disso, a reportagem que ressalta como a tecnologia se faz presente, na vida dos idosos, afinal de contas todos dependem de uma forma ou de outra da "navegação" na rede.
    Outro dia assisti a uma reportagem que abrangia também o tema "Idosos cada vez mais conectados", mostrando que a melhor idade também está "ligada" às novidades da internet.

    ResponderExcluir
  2. Além dos jovens navegarem pela web os idosos também participam. Essa postagem é bastante interessante pois ajudam os vovôs e vovós a interagir mais com o mundo.

    ResponderExcluir
  3. No começo da sua ascensão o computador era apenas utilizado por profissionais capacitados e instruídos a mexe-los. A partir de 1990 os PCs se tornaram pessoais o que foi bom para os jovens e os que nasceram a partir dessa época, enquanto que do outro lado os idosos ficaram meio que de fora dessa "era do computador". O post nos mostra que a inserção dos idosos ao uso do computador traz benefícios que estimulam a interação social entre eles e a sociedade jovem.

    ResponderExcluir
  4. (finalizando minha busca por uma melhor nota em IPD....)

    Deve ser verdade o que foi apontado no resultado dessa pesquisa. Mas, quando apresentei o computador paras meus avós, eles nem se interessaram muito... Me surpreendi quando conectei a internet e eles só viviam surfando na web, liam artigos que falavam da 3a idade (osteoporose, glicose, etc...), marcavam encontro (um com o outro, ELES são fieis, tah!), não queriam mais saber de nada, só do tal computador e da tal da internet....

    brincadeiras a parte, assim como estão sendo desenvolvidos aplicativos para os especiais, tbm se desenvolvem aplicações user-friendly para idosos, oq irá contribuir para inclusão digital de mais uma classe nesse mundão complexo que tentamos simplicaficar pra voces!

    (pra quem não tinha feito nenhum coment nos blogs, os que fiz hoje me satisfizeram bastante)

    ResponderExcluir