quinta-feira, 8 de julho de 2010

Japão quer produzir aparelhos que leem mente até 2020


O Japão planeja fabricar robôs e aparelhos domésticos que podem ser controlados pelo pensamento até 2020. O desenvolvimento dos instrumentos será feito pelo governo em parceria com a iniciativa privada, de acordo com informações do jornal Nikkei.

A tecnologia analisará ondas e mudanças de fluxo sanguíneo no cérebro, por meio de sensores na cabeça do usuário.

Entre as possíveis utilizações estão sistemas de envio de mensagens de telefone celular, sem a necessidade de tecla, e dispositivos de ar-condicionado que ajustam a temperatura quando o usuário sente frio ou calor.

O projeto, de acordo com o jornal, provavelmente incluirá gigantes do setor privado, como a Toyota, Honda e Hitachi.

fonte: http://madeinjapan.uol.com.br/2010/04/23/japao-quer-produzir-aparelhos-que-leem-mente-ate-2020/

3 comentários:

  1. eu acho que esse tipo de investimento não traz boas recompensas, pois a mente humana e mt subjetiva e inconstante podendo haver duplicidade de escolhas ou ate causar constrangimento para a pessoa que esta fazendo a utilização do aparelho, porém toda tecnologia e válida desde que se prove a sua utilidade para o desenvolvimento humano.

    ResponderExcluir
  2. É interessante esse tipo de tecnologia, porque, pensando bem, pode ajudar pacientes que sofreram paralisia total do corpo, ou essa tecnologia pode ajudar pacientes que tem o cérebro seqüelado devido alguma doença ou acidente, enfim... Essa tecnologia pode prover bons frutos principalmente no campo da medicina.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Sam, a tecnologia tem seus prós, mas vale ressaltar que seus contras também... Para a criação de um aparelho desse tipo deve ser levado em consideração que a mente humana é uma caixa de surpresas, com disse a Rita, pode causar constrangimentos. Já pensou vc falar tudo que pensa??? Tem coisas que se pensa e não é adequado falar, vc não acha? Mas é valido sim a criação da máquina, pois ajudará pessoas, como exemplo,que por algum motivo perderam a fala!!!
    Mas muito ainda se tem a discutir sobre a disponibilização do aparelho no mercado!

    ResponderExcluir