quinta-feira, 8 de julho de 2010

Novas tecnologias: novos rumos para a educação


Algumas pessoas afirmam que o mundo está passando por uma Terceira Revolução Industrial, impulsionada pelo surgimento de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (Tic’s). O conceito ainda é polêmico e divide opiniões. Mesmo assim, há um consenso: as Tic’s têm causado profundas transformações na organização do trabalho em todo o mundo.

Talvez seja um exagero, se dissermos isso, pois ultimamente essas transformações englobam muito mais do que somente a indústria. No caso da primeira e segunda revolução industrial, o termo ainda era utilizado, pois se tratavam de tempos em que a comunidade e o conjunto de mudanças ocorridas, giravam em torno das fábricas.

O impacto das novas tecnologias, no entanto, tem provocado mudanças em várias áreas da sociedade, bem como na Educação, por exemplo, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. A integração de novas mídias como televisão e Internet já não é mais novidade em muitas salas de aula e hoje, dão novos rumos para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e autocapacitação.

As aulas expositivas, o papel, as pesquisas de campo, as pesquisas de laboratórios experimentais e pesquisas à Internet são meios para resolver problemas que se completam, que devem ser usados de maneira integrada e inteligente pelas instituições escolares.

Com esse avanço, se exige do educador uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o educando e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas. A grande revolução que o computador promove é disponibilizar uma infinidade de informações servindo como uma importante ferramenta para a educação.

Com o passar dos anos é bem provável que o ensino não se reduza ao livro didático. Os livros estarão melhores e adequados à informática, até mesmo com sugestões de sites e atividades. Mas junto com as vantagens vêm também os problemas. Há uma polêmica em torno do assunto no meio docente, a ameaça de que os mesmos sejam substituídos por máquinas, preocupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário