quinta-feira, 8 de julho de 2010
Japão quer produzir aparelhos que leem mente até 2020
O Japão planeja fabricar robôs e aparelhos domésticos que podem ser controlados pelo pensamento até 2020. O desenvolvimento dos instrumentos será feito pelo governo em parceria com a iniciativa privada, de acordo com informações do jornal Nikkei.
A tecnologia analisará ondas e mudanças de fluxo sanguíneo no cérebro, por meio de sensores na cabeça do usuário.
Entre as possíveis utilizações estão sistemas de envio de mensagens de telefone celular, sem a necessidade de tecla, e dispositivos de ar-condicionado que ajustam a temperatura quando o usuário sente frio ou calor.
O projeto, de acordo com o jornal, provavelmente incluirá gigantes do setor privado, como a Toyota, Honda e Hitachi.
fonte: http://madeinjapan.uol.com.br/2010/04/23/japao-quer-produzir-aparelhos-que-leem-mente-ate-2020/
Empresa japonesa vai lançar computador com tecnologia 3D
A agência japonesa Kyodo informou nesta segunda-feira (19) que a fabricante de eletrônicos NEC lançará em setembro um computador portátil com capacidade para exibir imagens em três dimensões.
A empresa apresentou hoje um primeiro protótipo do produto, que começará a ser vendido por até 20 mil ienes (R$ 381) mais caro que um computador convencional.
O computador terá um leitor de Blu-ray, que permitirá que ao usuário ver filmes e rodar programas em 3D com a ajuda de óculos especiais.
Além disso, o modelo terá um sintonizador de televisão, que permite a exibição de programas com imagens tridimensionais.
A NEC já havia lançado um modelo de computador portátil com a tecnologia 3D, mas não teve muito sucesso devido ao seu alto preço.
fonte: www.r7.com.br
Computador é aliado de idosos
Pesquisas feitas com alunos de cursos de informática para a terceira idade mostram que a tecnologia tem um impacto positivo na rotina de idosos e aposentados. Ao aprender a usar o computador e navegar na internet, grande parte dos homens e mulheres com mais de 60 anos se comunica mais com filhos e netos, faz novos amigos e se sente estimulado intelectualmente e integrado à sociedade.
“Os trabalhos têm mostrado que a tecnologia é eficaz em promover interação social e estimular o convívio entre os idosos”, afirma a pedagoga Kely Cristina Vieira, especialista em tecnologias da inteligência e autora de uma pesquisa com alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). “Muitos são viúvos ou moram sozinhos, outros vivem longe dos filhos e netos. Com o computador, encontram uma forma de comunicação, a princípio assustadora e depois fascinante.”
No entanto, a pesquisadora ressalta que as expectativas dos idosos ao aprenderem a usar o computador vão além da comunicação ou do acesso às informações cotidianas: elas estão relacionadas com a inserção no mundo atual, dominado pelos conteúdos digitais, e com a sensação de independência e liberdade. “Aprender a usar o computador é também ter conhecimento para lidar com a tecnologia em outros locais, como bancos, e para entender vocabulários e códigos que estão por toda parte.”
Não à toa, mais de 80% dos entrevistados na pesquisa afirmaram que o computador trouxe mudanças positivas em sua vida e 87% disseram que adquiriram novas habilidades. Para a bancária aposentada Cristina Souza, de 75 anos, o maior benefício foi a autonomia. “Quando vi uma receita maravilhosa na televisão e a apresentadora falou que os detalhes e os ingredientes estavam no site, percebi que precisava aprender como isso funcionava. Que isso tinha vindo para ficar”, conta.
Novas tecnologias: novos rumos para a educação
Algumas pessoas afirmam que o mundo está passando por uma Terceira Revolução Industrial, impulsionada pelo surgimento de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (Tic’s). O conceito ainda é polêmico e divide opiniões. Mesmo assim, há um consenso: as Tic’s têm causado profundas transformações na organização do trabalho em todo o mundo.
Talvez seja um exagero, se dissermos isso, pois ultimamente essas transformações englobam muito mais do que somente a indústria. No caso da primeira e segunda revolução industrial, o termo ainda era utilizado, pois se tratavam de tempos em que a comunidade e o conjunto de mudanças ocorridas, giravam em torno das fábricas.
O impacto das novas tecnologias, no entanto, tem provocado mudanças em várias áreas da sociedade, bem como na Educação, por exemplo, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. A integração de novas mídias como televisão e Internet já não é mais novidade em muitas salas de aula e hoje, dão novos rumos para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e autocapacitação.
As aulas expositivas, o papel, as pesquisas de campo, as pesquisas de laboratórios experimentais e pesquisas à Internet são meios para resolver problemas que se completam, que devem ser usados de maneira integrada e inteligente pelas instituições escolares.
Com esse avanço, se exige do educador uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o educando e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas. A grande revolução que o computador promove é disponibilizar uma infinidade de informações servindo como uma importante ferramenta para a educação.
Com o passar dos anos é bem provável que o ensino não se reduza ao livro didático. Os livros estarão melhores e adequados à informática, até mesmo com sugestões de sites e atividades. Mas junto com as vantagens vêm também os problemas. Há uma polêmica em torno do assunto no meio docente, a ameaça de que os mesmos sejam substituídos por máquinas, preocupa.
Ipad
iPad é um dispositivo em formato tablet produzido pela Apple Inc. O aparelho foi anunciado em 27 de janeiro de 2010, em uma conferência para imprensa no Yerba Buena Center for the Arts em São Francisco.[1] Meses antes de seu anúncio, surgiram rumores do nome do aparelho: iSlate, iBook e iTablet, entre outros.
O iPad foi apresentado como um dispositivo situado a meio caminho entre um notebook e um smartphone. O dispositivo utiliza o mesmo sistema operacional do iPhone e é voltado para o público leigo, devido ao tipo de interface oferecido.
A recepção inicial do iPad foi bastante misturada, com muitos entusiastas ficando contra o aparelho devido ao que percebem como limitações e com outros tantos demonstrando grande empolgação com facilidade de interação que a interface demonstra.
O evento de apresentação do produto pode ser conferido no site da Apple Inc.[2]
As especificações técnicas incluem redes sem fio Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 2.1, tela touch de 9,7 polegadas, acelerômetro e bússola. O chip foi identificado pela Apple como A4, de 1 GHz. Seu peso é de 680 gramas e sua espessura é de 0,5 polegadas (1, 27 cm). Bateria para 10 horas de vídeo e 1 mês de standby. Possui diferentes versões com espaços de 16, 32 e 64 GB.
terça-feira, 6 de julho de 2010
Impacto de Novas Tecnologias de Informação nas Organizações
estudo dos pesquisados nos últimos anos devido a sua rápida disseminação no ambiente empresarial e grande repercussão na sociedade, a qual recebe suas
influências.
A utilização de novas tecnologias tem sido considerada vital para a sobrevivência da
organização, principalmente a utilização da Tecnologia de Informação (TI), que já está presente no dia-a-dia das organizações, provocando mudanças profundas em toda a empresa, alterando a estrutura organizacional, as relações de trabalho, o perfil do trabalhador e a
cultura da organização.São utilizadas por organizações para acompanhar a velocidade com que as transformações vêm ocorrendo no mundo, para aumentar a produção, melhorar a qualidade dos produtos/serviços, como suporte e analise de mercados, para tornar ágil e eficaz a interação com mercados, com clientes e até com os concorrentes, também é usada como ferramenta de comunicação e gestão empresarial de modo que as organizações se mantenham operantes e competitivas no mercado.
domingo, 4 de julho de 2010
sexta-feira, 2 de julho de 2010
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Impactos do computador na sociedade
88% - Pessoas que acham que o computador faz parte apenas do mundo dos jovens
76% - Pessoas que acham que o para ser um bom profissional é necessário usar a máquina
89% - Pessoas que acham que o computador traz possibilidades de trabalho e lazer ao mesmo tempo
77% - Pessoas que acham que ter um computador é ter uma máquina de escrever sofisticada
81% - Pessoas que acham que podem gerenciar melhor a própria vida tendo um computador em casa
83% - Pessoas que acham que hoje é tão importante iniciar a criança no mundo da Informática quanto aprender a ler e escrever
55% - Pessoas que acham que o computador interfere mais na forma do que no conteúdo dos trabalhos
86% - Pessoas que acham que o computador foi a maior invenção do século
38% - Pessoas que acham que o computador transforma as pessoas em máquinas
92% - Pessoas que acham que o computador mudou o mundo para melhor
É um computador cujo centro está em toda parte e a circunferência em lugar algum, um computador hipertextual, disperso, vivo, fervilhante, inacabado: o ciberespaço em si.
O computador evoluiu em sua capacidade de armazenamento de informações, que é cada vez maior, o que possibilita a todos um acesso cada vez maior a informação. Isto significa que o computador agora representa apenas um ponto de um novo espaço, o ciberespaço. Essas informações contidas em computadores de todo mundo e presentes no ciberespaço, possibilitam aos usuários um acesso a novos mundos, novas culturas, sem a locomoção física. Com todo este armazenamento de textos, imagens, dados, etc.
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Virtualização
Com a virtualização, um servidor pode manter vários sistemas operacionais em uso, por exemplo, você atualizou seu sistema para o Vista e aquele programa que você mais precisa não roda. O que fazer? Ou ainda, você é programador e está testando um aplicativo multiplataforma como testar seu sistema em várias versões do Windows e no Linux? Se você pensou em ter vários computadores cada um com um sistema diferente você errou. O ideal é você ter vários sistemas rodando numa mesma máquina através da virtualização, simplificando mais ainda você usa o Linux, mas precisa de alguns programas do Windows, então você instala uma máquina virtual do Windows dentro do Linux, e assim pode usufruir dos dois sistemas.
Nas grandes ornganizações a virtualização pode dar a seus funcionários mais liberdade e permitir que seu departamento de TI administre os usuários remotos de modo mais eficiente.
Virtualização é a palavra que faz brilhar os olhos dos executivos de TI de grandes empresas.
A vantagem significativa é o fato de que a máquina virtual é composta por poucos arquivos que podem, em caso de problemas, simplesmente ser deletados, e substituídos por um novo arquivo com o sistema totalmente configurado e livre de pragas.
Vantagens:
- Diminuição de custos com hardware, utilizando a consolidação de servidores.
- Prover um serviço dedicado a um cliente específico com segurança e confiabilidade.
- Executar diferentes SOs sobre o mesmo hardware, simultaneamente.
- Simular configurações e situações diferentes do mundo real, como por exemplo, mais memória disponível ou a presença de outros dispositivos e E/S (Entrada e Saída).
- Desenvolvimento de novas aplicações para diversas plataformas, garantindo a portabilidade dessas aplicações.
- Perda de performance das aplicações de maneira geral.
- As máquinas virtuais consomem bastante processamento e memória, exigindo máquinas de mais desempenho e configuração mais sofisticada que custam mais caro.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.uqmarketing.com.br
domingo, 20 de junho de 2010
Surface Computer
O Surface Computer (codinome Milan), projeto que vem desenvolvendo há cinco anos. Trata-se de um aparelho do tamanho de uma pequena mesa com uma tela plana sensível ao toque.
O computador faz sincronia automática sem fio e usa tecnologia de toque, que permite aos usuários interagir com arquivos e aplicações usando uma mesa em formato de tela. Assim como no console Xbox e no tocador digital Zune, a companhia desenhou e emprestou a marca ao produto.
http://pcworld.uol.com.br/reportagens/2008/01/16/conheca-o-computador-do-futuro-da-microsoft-o-surface-computer/
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Data Center
Um Centro de Processamento de Dados (CPD), é o local onde são concentrados os computadores e sistemas confiaveis (software) responsáveis pelo processamento de dados de uma empresa ou organização. Também chamado de data center.
Normalmente projetados para serem extremamente seguros, contam com sistemas de última geração para extinção de incêndios, acesso controlado por cartões eletrônicos e/ou biometria, monitoramento 24x7, ar-condicionados de precisão, geradores de energia de grande capacidade e UPS (no-breaks) de grande porte para manter os equipamentos ligados, mesmo em caso de falta de energia.
Data Centers são projetados para atender a rigorosos padrões internacionais. A Infraestrutura de Data Centers exige Alta segurança física e lógica, asseguradas pelas mais modernas tecnologias do mercado. Ambiente operacional monitorado por equipe capacitada, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Alta eficiência energética, com entrada independente, geradores e no-breaks redundantes. Climatização e refrigeração à base de gás ecológico e com controle de qualidade do ar. Sistema inteligente de detecção precoce de fumaça HSSD e extinção de incêndio com gás FM200.
A imagem presente no post é de um mainframe fabricado pela IBM, qualquer dúvida sobre o que é um mainframe pode ser tirada ao acessar os slides da apresentação final.
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Processamento_de_Dados
terça-feira, 8 de junho de 2010
Slides finais do grupo 01
Slide da apresentação final do grupo 01 - O computador!
Abraço galera!
quarta-feira, 2 de junho de 2010
novas tecnolgias
quarta-feira, 26 de maio de 2010
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Computadores, o Vício do Novo Século?
No âmbito pessoal, o computador tornou-se uma grande fonte de diversão e ambiente de convívio para muitas pessoas. Impulsionado pela Internet, o entretenimento eletrônico já a muitos anos é uma realidade consolidada e acaba tendo reflexos em diversos comportamentos das pessoas, principalmente relacionado com o novo meio de organização social que é a Internet viabilizou. O computador é a forma de lazer do novo milênio. Filmes, músicas, jogos e um grande número de outras atividades são capazes de entreter uma pessoa sem que ela precise sair de casa. Pessoas distantes geograficamente estão conectadas pela rede de modo que as possibilidades de expansão de uma rede de contatos são inimagináveis. Assim como em qualquer atividade, o excesso pode acarretar diversos problemas. As gerações mais novas, que utilizam o computador desde cedo são mais suscetíveis a sofrerem desses problemas.
De acordo com o psicólogo Cristiano Nabuco, "Daqui a alguns anos teremos um verdadeiro surto de viciados em computador. Ninguém se deu conta da gravidade da situação". No Brasil estima-se que atualmente 10% das pessoas com o acesso a Internet desenvolvem esse vício. Nos Estados Unidos, que possui uma quantidade maior de usuários, existe um Centro de Viciados em Computadores na Universidade de Havard, especializado em tratar os distúrbios causados pelo uso excessivo do computador. "A pessoa não dorme, não se alimenta, abandona os amigos. Não tem vida, deixa de lado até a higiene pessoal", afirma a psicóloga Marissa Hercht Orzack, coordenadora do centro.
Do ponto de vista biológico, o organismo de um usuário viciado em jogos de computadores reage de maneira semelhante ao de um viciado em cocaína ou crack. A diferença entre os dois é que a dopamina (substância encontrada no cérebro) no primeiro é liberada devido a um comportamento repetitivo, enquanto no viciado em drogas é um estímulo químico. Casos extremos já viraram notícia mundo afora. Em 2005, na Coréia, sete pessoas morreram de ataques de coração após jogarem por muitas horas seguidas. E engana-se quem pensa que o vício atinge apenas as classes média e alta. A queda de preços e a grande facilidade de financiamento facilitaram a aquisição de um computador, que está se tornando um elemento cada vez mais presente na casa do brasileiro, fenômeno parecido com o que aconteceram anos atrás com a televisão. E mesmo aqueles que não têm um computador próprio acabam sendo atraídos por esse mundo, o que explica o boom das lan houses que aconteceu alguns anos atrás.
fonte:http://disciplinas.dcc.ufba.br/svn/MATA68/2008.1/RafaelSaraivaTitoMorais/compusoc.pdf?revision=58
terça-feira, 4 de maio de 2010
As Novas Tecnologias e a Sociedade Atual
Para provar o quanto dependemos delas é só olharmos em volta que veremos, automoveis com TV, celulares super equipados com tv digital, internet, email, camera digital, mp3, 3g, GPS, bluetooth, linhas de montagem, as tecnologias de acesso remoto ( WI-FI, bluetooth, RFID) centrais hidroeletricas e termoeletricas, as industrias, os meios de transportes e principalmente os meios de telecomunicações, tudo e todos dependem da tecnologia, mas é preciso saber usa-la para que seja util.
A tecnologia é fundamental ao desenvolvimento, mas não podemos esquecer que quem decide e quem comanda é o Homem.
sábado, 1 de maio de 2010
Partes do COMPUTADOR - Mouse, Teclado e Monitor
Mouse
Mouse é um pequeno dispositivo usado para apontar e selecionar itens na tela do computador. Embora existam mouses de várias formas, o modelo mais comum se assemelha a um rato (como diz o nome em inglês). Ele é pequeno e alongado, sendo conectado à unidade de sistema por um cabo comprido que faz lembrar uma cauda. Alguns mouses mais novos são sem fio.
O mouse geralmente possui dois botões: um botão principal (normalmente o da esquerda) e um botão secundário. Muitos mouses também têm uma roda entre os dois botões, que permite percorrer as telas de informações.
À medida que você move o mouse com a mão, um ponteiro na tela se move na mesma direção. (A aparência do ponteiro pode mudar dependendo da sua posição na tela.) Quando quiser selecionar um item, aponte para ele e clique no botão principal, ou seja, pressione-o e solte-o. Apontar e clicar com o mouse é a principal maneira de interagir com o computador.
Teclado
A finalidade principal do teclado é digitar texto no computador. Ele possui teclas para letras e números, exatamente como em uma máquina de escrever. A diferença está nas teclas especiais:
-
As teclas de função, localizadas na linha superior, executam funções diferentes dependendo de onde são usadas.
-
O teclado numérico, localizado à direita na maioria dos teclados, permite inserir números rapidamente.
-
As teclas de navegação, como as teclas de seta, permitem mover sua posição dentro de documentos ou páginas da Web.
Você também pode usar o teclado para executar muitas das mesmas tarefas que executa com um mouse.
Monitor
O monitor exibe informações em forma visual, usando texto e elementos gráficos. A parte do monitor que exibe as informações é chamada tela. Como a tela de uma televisão, a tela de um computador pode mostrar imagens paradas ou em movimento.
Existem dois tipos básicos de monitores: CRT (tubo de raios catódicos) e LCD (vídeo de cristal líquido). Ambos produzem imagens nítidas, mas os monitores LCD levam vantagem por serem mais finos e mais leves. Os monitores CRT, porém, costumam ter preço mais acessível.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Por dentro da máquina!
Olá colegas e leitores,
nesse vídeo pequeno e amador, encontramos exatamente o que é preciso dentro de um gabinete para se montar um computador pronto para ser conectado à internet! Acho muito válidos todos que passarem por aqui darem um play!
Grande abraço!
Leonardo Lacerda Costa
quarta-feira, 31 de março de 2010
As novas tecnologias de informação e comunicação - NTIC
• Os computadores pessoais (PCs, personal computer)
- as câmeras de vídeos e foto para computador ou webcams
- a gravação domestica de CDs e DVDs
- suporte para guardar e portar dados como os disquetes, discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipedrives e assemelhados.
• Telefonia móvel (celulares)
• TV por assinatura
• Correio eletrônico
• Internet
• As tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons
- scanners
- fotografia digital
- vídeo digital
- cinema digital
- som digital
- TV digital e o radio digital
• As tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless)
- WI-FI
- Bluetooth
- RFID
- EPVC
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Novas_tecnologias_de_informa%C3%A7%C3%A3o_e_comunica%C3%A7%C3%A3o
segunda-feira, 29 de março de 2010
A importância de ser preguiçoso
Legenda( Caso esteja muito pequena a imagem) : "Aí a sua webcam quebra e você precisa consertá-la"
Netbook
O significado da palavra netbook é derivado do termo subnotebook, o qual o próprio nome já diz, um notebook com configurações mais limitadas, as principais características são o peso reduzido, dimensão pequena e baixo custo.
Em 2007, a Asus lançou o Eee Pc com uma tela de 7 polegadas, tendo o Linux como sistema operacional. Em abril de 2008 a microsoft lançou um programa para aumentar a disponibilidade do windows xp em computadores de baixo custo, e foi a partir dai que o o windows xp passou a ser o sistema mais utilizado em computadores desse nível. Mais recentemente, o windows 7 vem tomando esse posto em alguns netbooks mais modernos.
É um computador ideal para aquelas pessoas que o utilizam apenas para navegação na internet e para responder e-mails.
O mercado dos netbooks está em constante crescimento, hoje em dia as maiores montadores de computadores já tem sua versão em netbooks, como Hp, Acer, Samsung, Gateway e entre outros.
domingo, 28 de março de 2010
Tipos de Computadores
Os computadores podem ser classificados pelo porte. Existem os de grande porte, mainframes, médio porte, minicomputadores e pequeno porte microcomputadores, divididos em duas categorias: os de mesa (desktops) e os portáteis (notebooks e handhelds).
Conceitualmente todos eles realizam funções internas idênticas, mas em escalas diferentes.
Os Mainframes se destacam por terem alto poder de processamento e muita capacidade de memória, e controlam atividades com grande volume de dados, sendo de custo bastante elevado. Operam em MIPS (milhões de instruções por segundo).
A classificação de um determinado computador pode ser feita de diversas maneiras, como por exemplo em termos de:
- capacidade de processamento;
- velocidade de processamento e volume de transações;
- capacidade de armazenamento das informações;
- sofisticação do software disponível e compatibilidade;
- tamanho da memória e tipo de UCP.
Os microcomputadores de mesa, são os mais utilizados no mercado de um modo geral, pois atendem a uma infinidade de aplicações; são divididos em duas plataformas: PC, os computadores pessoais da IBM e Macintosh da Apple. Os dois padrões de micros têm diversos modelos, configurações e opcionais.
A insatisfação com os altos custos relacionados à manutenção e o medo com a relativa falta de concorrência e de profissionais especializados em mainframe são hoje os principais motivadores para as empresas buscarem cada vez mais novos tipos de plataforma.
.
Fonte: http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/mic_pag7.htm
quarta-feira, 24 de março de 2010
Hd, Cd/Dvd e Disquete
A unidade de sistema é o núcleo de um sistema de computador. Normalmente, é uma caixa retangular colocada sobre a mesa ou embaixo dela. Dentro dessa caixa estão os componentes eletrônicos que processam as informações. O mais importante desses componentes é a CPU (unidade de processamento central) ou microprocessador, que atua como o "cérebro" do computador. Outro componente é a memória RAM, que armazena temporariamente informações utilizadas pela CPU enquanto o computador está ligado. As informações gravadas na RAM são apagadas quando o computador é desligado.
Quase todas as outras partes do computador se conectam à unidade de sistema por meio de cabos. Os cabos são conectados a portas (aberturas) específicas, geralmente na parte traseira da unidade de sistema. O hardware que não faz parte da unidade de sistema é chamado dispositivo periférico ou simplesmente dispositivo.
Armazenamento
O computador possui uma ou mais unidades de disco, ou seja, dispositivos que armazenam informações em um disco de plástico ou de metal. O disco preserva as informações mesmo quando o computador está desligado.
Unidade de disco rígido (Hd)
A unidade de disco rígido do computador armazena informações em um disco rígido, que é um prato rígido ou pilha de pratos com uma superfície magnética. Como os discos rígidos podem reter uma grande quantidade de informações, normalmente eles funcionam como principal meio de armazenamento do computador, guardando praticamente todos os programas e arquivos. Em geral, a unidade de disco rígido fica localizada dentro da unidade de sistema.
Unidades de CD e DVD
Hoje em dia, quase todos os computadores vêm equipados com uma unidade de CD ou DVD, geralmente localizada na frente da unidade de sistema. As unidades de CD usam lasers para ler (recuperar) dados de um CD, e muitas também podem gravar dados em CDs. Se você tiver uma unidade de disco gravável, poderá armazenar cópias de seus arquivos em CDs vazios. A unidade de CD também serve para tocar CDs de música no computador.
As unidades de DVD fazem o mesmo que as unidades de CD e também lêem DVDs. Se você tiver uma unidade de DVD, poderá ver filmes no computador. Muitas unidades de DVD podem gravar dados em DVDs vazios.
Unidade de disquete
As unidades de disquete armazenam informações em discos, também chamados discos flexíveis ou disquetes. Comparado a CDs e DVDs, os disquetes podem armazenar apenas uma pequena quantidade de dados. Eles também recuperam informações de forma mais lenta e são mais vulneráveis a danos. Por esses motivos, as unidades de disquete são cada vez menos usadas, embora ainda sejam incluídas em alguns computadores.
Por que os disquetes são chamados "discos flexíveis"? Mesmo que o exterior seja feito de plástico rígido, isso é apenas a capa. O interior do disco é feito de um material de vinil fino e flexível.
__________________________________________________________________
Podemos ver que existem partes, que ficam dentro (que ninguém vê) do gabinete e as partes que ficam expostas. Nesse post conhecemos a área de armazenamento e as unidades que podem gravar e ler arquivos.
Leonardo Lacerda
sexta-feira, 19 de março de 2010
Partes que formam um computador básico
Olá leitores,
Podemos ver na imagem, mais ou menos o que forma, na linguagem popular, um computador pronto pra se conectar à internet.
Cada nome desses terá um post especial com a explicação de sua função. Até mesmo para não se tornar algo cansativo para vocês lerem, tornando assim, o blog mais dinâmico e com a opção de se focar (e quem sabe até discutir) em uma peça por vez.
Grande abraço a quem passar por aqui.
Leonardo Lacerda Costa
quinta-feira, 18 de março de 2010
Pesquisa que mostra o conceito de "computador" para as pessoas
88% - Pessoas que acham que o computador faz parte apenas do mundo dos jovens
76% - Pessoas que acham que o para ser um bom profissional é necessário usar a máquina
89% - Pessoas que acham que o computador traz possibilidades de trabalho e lazer ao mesmo tempo
77% - Pessoas que acham que ter um computador é ter uma máquina de escrever sofisticada
81% - Pessoas que acham que podem gerenciar melhor a própria vida tendo um computador em casa
83% - Pessoas que acham que hoje é tão importante iniciar a criança no mundo da Informática quanto aprender a ler e escrever
55% - Pessoas que acham que o computador interfere mais na forma do que no conteúdo dos trabalhos
86% - Pessoas que acham que o computador foi a maior invenção do século
38% - Pessoas que acham que o computador transforma as pessoas em máquinas
92% - Pessoas que acham que o computador mudou o mundo para melhor
Fonte: http://www-usr.inf.ufsm.br/~cacau/elc202/impacto.html